O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Arquivos
Links Rápidos
Categorias
E-book
O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.
Coletânea de Causos
Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza, no próximo dia 25, a partir das 15h30, no auditório Rosângela Morais, a palestra “Os Riscos do Câncer de Próstata”. O tema será discutido pelo urologista do HMWG, Kallyandre Medeiros. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
De acordo com Kallyandre, a existência de um preconceito velado por parte dos homens com relação ao exame do toque retal para detecção precoce da doença surge basicamente da desinformação. “O preconceito mata mais que a doença”, afirma. Ele diz também que o exame do toque não dói como se acredita. “Há apenas um pequeno desconforto”, explica.
Sobre a forma mais segura de detecção do câncer de próstata, o urologista diz que atualmente o exame do Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal se complementam. “Cerca de 25% dos exames de PSA são normais e o paciente apresenta o câncer. Em outras situações, 20% dos homens tem toque retal normal e apresentam a doença. Então, no fim, o diagnóstico é mais seguro, a partir dos dois exames”, alerta. As recomendações para a prevenção e um possível não surgimento da doença, segundo Medeiros, passam pela realização de atividades físicas regulares e por uma alimentação mais saudável.
Sobre a idade mais indicada para realizar o primeiro exame, o especialista diz que tudo vai depender do histórico familiar do homem. Havendo casos anteriores na família a recomendação é de que a partir dos 40 anos se inicie o acompanhamento médico anual. Não havendo ocorrência familiar, a indicação é que os exames regulares se iniciem aos 45 anos. Em ambas as situações, porém, os exames devem ser repetidos, em média, uma vez por ano.
Saiba mais
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. (Com informações da assecom da Sesap)
Deixe uma resposta