Economia

Incluir capitalização no Senado pode ser uma ‘boa ideia’, afirmam Alcolumbre e Maia

Está no Blog do Valdo Cruz

A possibilidade de incluir o sistema de capitalização na proposta de emenda à Constituição (PEC) paralela, durante a votação da reforma da Previdência no Senado, pode ser uma “boa ideia”, segundo os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A PEC paralela é uma alternativa discutida entre o governo e o Congresso para incluir novamente estados e municípios na reforma. Agora, a equipe econômica quer adicionar ao texto também o regime de capitalização, retirado da reforma durante a tramitação na Câmara.

“Pode ser uma boa ideia, fazer essa discussão sobre a capitalização na PEC paralela, mas temos de aguardar as discussões sobre a proposta quando ela começar a tramitar no Senado”, afirmou Alcolumbre.

A lado do presidente do Senado, Maia concordou que tratar do tema pode ser oportuno, e lembrou que o PDT tinha uma boa proposta.

“O PDT tinha uma boa proposta, pode ser discutida novamente. Teremos de discutir o futuro da Previdência também, mas temos de avaliar qual modelo, para checar se é viável discutir isso no Senado e, depois, na Câmara”, ponderou Maia.

A proposta do PDT foi elaborada pelo economista e deputado Mauro Benevides e previa uma contribuição patronal obrigatória para financiar o sistema de capitalização, num modelo híbrido.

Para quem ganha até cinco salários mínimos, a aposentadoria seguiria um modelo semelhante ao atual, de repartição. Acima, seria a capitalização, no qual o trabalhador faz uma poupança para bancar sua aposentadoria.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com