E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Economia

`Investidores sabem que o governo é controlador´, diz ministro de Minas e Energia sobre dividendos da Petrobras

Está no g1

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na noite desta segunda-feira (11) que os investidores da Petrobras “sabem que o governo é o controlador” da empresa.

Silveira deu a declaração ao lado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os ministros foram questionados sobre a crise causada na empresa após o Conselho de Administração da Petrobras decidir não pagar dividendos extraordinários para acionistas.

Os dividendos são uma parcela do lucro da empresa que é repartida entre os acionistas. Não pagar os dividendos é interpretado pelo mercado como um sinal de menor atratividade (rentabilidade) da estatal. Os dividendos extraordinários são aqueles pagos além do mínimo obrigatório. Ou seja, a empresa não tem que pagá-los necessariamente.

Após a decisão da Petrobras, na semana passada, de não pagar os dividendos extraordinários, o valor de mercado da estatal registrou um tombo de R$ 55 bilhões.

Questionado se a Petrobras pode mudar de ideia sobre o pagamento, Silveira afirmou que a “questão é dinâmica”.

“Questão da distribuição [dos dividendos] é dinâmica. [O dinheiro] foi para a conta de contingência. Governo do presidente Lula tem trabalhado com muito cuidado no respeito à governança da Petrobras. Todos os os investidores sabem que governo é controlador, tem maioria do conselho”, afirmou Silveira.

Haddad

Para Haddad, a discussão que está sendo feita sobre dividendos é “desnecessária”.

“Vi muita confusão na imprensa. Diretoria vai prestar informações paro conselho. O conselho vai julgar à luz do que está planejado”, disse o ministro.

“O que foi decidido pelo conselho: que a distribuição dos lucros extraordinários serão feitos a medida que ficar claro para o conselho que isso não vai comprometer o plano de investimento da companhia. Então, ao invés de fazer a distribuição de cem por cento dos dividendos extraordinários ou de zero por cento, se julgou conveniência de a luz dos desdobramentos dos investimentos nas próximas semanas e meses o conselho volta a se reunir para julgar a conveniência de fazê-lo e de quando fazê-lo. Esse tipo de decisão não tem nenhum problema”, completou Haddad.

Segundo Haddad, o pagamento dos dividendos será feito quando o Conselho de Administração da empresa considerar adequado.

“A Fazenda às vezes é provocada a dizer se entende que a distribuição pode prejudicar plano de investimento da companhia. Agora, o conselho é soberano para pedir informações. É normal isso. [O dinheiro] está numa conta reservada de remuneração de capital, cuja destinação é a distribuição. O ‘quando’ e ‘como’ vão ser julgados à luz das informações”, afirmou Haddad.

Foto: Diário Popular MG

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com