Geral

Morre Cortez, dono da tradicional Editora Cortez

A Editora Cortez, tradicional no mercado editorial e livreiro do Rio Grande do Norte, divulgou nota de falecimento do seu fundador, José Xavier Cortez. Segue a nota:

-Com imenso pesar comunicamos o falecimento de José Xavier Cortez (1936-2021), nosso querido fundador. 

Cortez, como carinhosamente as pessoas o chamavam, saiu aos 17 anos do sertão nordestino, tornou-se em 1966 aluno da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, começando assim sua exitosa carreira no mercado editorial como livreiro e editor.

Sabemos o quanto análises e pesquisas na Educação Brasileira foram extensa e intensamente alicerçadas por José Xavier Cortez. Seu empenho transformou em livro ideias fundamentais para que a Educação fosse sonhada como instância de superação das desigualdades e de defesa da democracia. 

Seu compromisso garantiu que autores expressivos mantivessem contato com o “chão da escola” e que professores e professoras pudessem receber formação crítica, sempre atual e emancipadora.

Seu encantamento com a leitura fez com que todo o livro do catálogo Cortez fosse reconhecido como referência, e seu agir comprometido fez com que esse catálogo se transformasse numa espécie de manifesto por uma vida coletiva mais digna. 

Fez-se educador com os educadores e, da Educação Infantil à Pós-graduação, os efeitos luminosos de seus compromissos colaboraram com uma partilha pedagógica que marcou e marca muitas gerações que, por isso mesmo, expressam palavras que não findam, como nunca findará a sua obra educativa. 

Sua trajetória profissional e o seu empenho como grande incentivador do livro e da leitura é o expressivo legado que nos deixa, e foi com esse sentimento que a Cortez Editora cresceu, e é exatamente com esses valores que continuaremos a contar essa história. 

Nos solidarizamos com todos os familiares, colaboradores, amigos, autores, ilustradores, com todo mercado editorial e livreiro. 

Somos muitas e muitos, em tantos lugares, que fomos e continuaremos sendo fundamente marcados por esta imprescindível pessoa! 

Obrigada, Cortez, pela generosidade e grande legado! 

Siga em paz! 

Foto reproduzida da Agência Saiba Mais

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com