Geral

Número de casos confirmados de novo coronavírus no mundo passa de 1 milhão, diz levantamento

Está no G1

O número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de 1 milhão nesta quinta-feira (2), informa levantamento da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, segundo o estudo, passa de 50 mil.

Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em 2 de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Ou seja, o número de registros de Covid-19 aumentou quase 1.000% em 31 dias.

Entretanto, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.

A disparada no número de casos e a transmissão sustentada do novo coronavírus em praticamente todos os continentes levou a OMS a declarar pandemia em 11 de março.

Na ocasião, os contágios na China — primeiro epicentro da doença — começavam a estagnar. No entanto, os registros de Covid-19 na Europa, especialmente na Itália, disparavam. Foi ainda no início de março que diversos governos europeus decretaram medidas para forçar o distanciamento social, como restrições na circulação de pessoas nas ruas e fechamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos.

Os Estados Unidos também viram um aumento considerável no número de casos de Covid-19. A doença apareceu inicialmente na Costa Oeste, em estados como Washington e Califórnia. Porém, Nova York registrou explosão do novo coronavírus e se tornou o principal epicentro da epidemia no país.

Nesta quinta, inclusive, os Estados Unidos tinham o maior número de casos de novo coronavírus em todo o mundo: mais de 230 mil. A Itália, entretanto, registrou mais mortes pela Covid-19, com quase 14 mil vítimas da doença.

Novo coronavírus no Brasil

O Brasil tem mais de 7 mil casos confirmados do novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o governo brasileiro, há transmissão sustentada da doença no país: ou seja, não é possível rastrear qual a origem da infecção e o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

Entretanto, o número de casos no Brasil pode ser ainda maior: o país tem ao menos 23,6 mil testes à espera do resultado. Essa subnotificação de registros tem duas causas, segundo especialistas ouvidos pelo G1: a falta de testagem maciça no Brasil e a demora para finalizar as análises já iniciadas mas não concluídas.

Veja abaixo a cronologia da Covid-19 no Brasil.

Foto: Sergio Perez/Reuters

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com