Geral

Parque das Dunas em Natal é eleito 4° melhor parque do Brasil

O Parque Estadual das Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foi eleito o quarto melhor parque do Brasil e quinto da América do Sul em uma pesquisa sobre as principais atrações de destinos turísticos ao redor do mundo. A premiação, que estreia neste ano, levou em conta milhões de avaliações e opiniões de viajantes que são usuários do site TripAdvisor.

Foram feitos rankings mundiais, por região e por país, que incluíram 1.263 pontos turísticos, parques, museus, parques de diversões e parques aquáticos vencedores. O Parque do Ibirapuera, em São Paulo, foi eleito como o melhor do país, seguido pelo Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, o Mangal das Garças, no Pará e o Parque das Dunas.

Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas está localizado em Natal e possui uma área de 1.172 hectares. A unidade foi criada com o propósito de assegurar a preservação e conservação dos ecossistemas de dunas e mata atlântica.

Reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar.

Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

O parque tem por objetivo garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger os recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturimo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.

Foto: Divulgação

Em tempo: o outro lado da moeda, ou melhor, do Parque. Veja editoriais clicando aqui e aqui

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *