E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Política

PF classifica como `risível´ e `patética´ nota de Bolsonaro sobre estadia na embaixada da Hungria

Está no Blog do Valdo Cruz

nota da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) justificando sua estadia na Embaixada da Hungria foi classificada pela Polícia Federal como “risível” e “patética”.

Para os investigadores, foi quase uma confissão de que o ex-presidente planejava uma fuga se fosse alvo de pedido de prisão no inquérito que investiga uma trama golpista durante seu governo.

A justificativa dada, de que Bolsonaro estava fazendo contatos com autoridades da Hungria, não passa, para a PF, de uma desculpa mais do que frágil.

A revelação de que o ex-presidente ficou “refugiado” durante dois dias na embaixada húngara, depois de ter seu passaporte apreendido, foi do jornal The New York TimesSegundo investigadores, as circunstâncias serão apuradas pela Polícia Federal.

A PF vai esperar a confirmação oficial do caso, que virá por meio da explicação cobrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, no prazo de 48 horas.

Depois disso, a PF vai cruzar as informações com dados sobre as movimentações e articulações do ex-presidente já em posse do órgão. Não estão descartadas medidas preventivas para evitar que Bolsonaro busque um asilo numa embaixada, para escapar a qualquer decisão contra ele.

Embaraço internacional

Por outro lado, para sinalizar que não gostou do que é visto como uma tentativa de interferência da Hungria em temas domésticos, o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador húgaro no Brasil, Miklos Halmai, para que apresentasse explicações ao Itamaraty.

Uma forma de demonstrar a reprovação do governo brasileiro ao gesto do governo do primeiro-ministro Viktor Órban.

O embaixador foi recebido pela diretora do departamento de Europa e América do Norte, Maria Luísa Escorel, e não pelo chanceler Mauro Vieira.

Halmai, segundo diplomatas, estava visivelmente constrangido com o episódio, principalmente com a divulgação de imagens em que a embaixada se coloca a serviço de Bolsonaro para hospedá-lo durante dois dias.

Imagem: NYT

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com