E-book

Baú de um Repórter

O blog cria um novo espaço pra relembrar causos e editoriais, clique aqui para acessar o e-book.

Coletânea de Causos

Que causos são esses, Barbosa?

Incentivado por amigos resolvi escrever também causos particulares vivenciados ao longo dos anos. Alguns relatos são hilários, e dignos de levar ao programa Que História é Essa, Porchat. Seguem os causos em forma de coletânea.

Geral

Planos de saúde ressarciram o SUS em R$ 167 mi em 2013

Está na Folha online

O governo informou, nesta quinta-feira (9), que recebeu em 2013 R$ 167 milhões das operadoras dos planos de saúde como ressarcimento dos atendimentos prestados a usuários de planos privados realizados pela rede pública de saúde.

O Ministério da Saúde afirma que o valor é recorde, alcançando R$ 322 milhões nos últimos três anos. Entre 2001 e 2010, por outro lado, R$ 125 milhões foram recolhidos dos planos.

O arrecadado em 2013, no entanto, se refere a atendimentos prestados desde 2000, concentrados entre os anos 2004, 2005 e 2006, segundo Bruno Sobral, um dos diretores da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O valor se deve apenas às internações, de média e alta complexidade. O governo afirmou que estuda passar a cobrar, também, os procedimentos mais complexos feitos no SUS pelos clientes dos planos, como tomografias e ressonâncias.

Segundo o governo, o aumento no ressarcimento se deve a uma melhor organização da cobrança, por evoluções nos cadastros de usuários dos planos e do SUS, e melhorias no sistema de informática usado.

O ressarcimento se dá após o cruzamento, pela ANS entre dados das internações realizadas pela rede pública e informações sobre quem são os clientes dos planos de saúde. O dinheiro arrecadado, segundo a ANS, vai para o fundo nacional que respalda ações da Saúde em geral.

O diretor da ANS afirmou, nesta quinta, que o país deve zerar, em 2014, a cobrança de ressarcimentos devidos desde 2000 –cujo valor o governo não sabe precisar, mas estima ser pequeno frente ao que já foi cobrado.

Além dos valores arrecadados, outros R$ 321 milhões de ressarcimentos devidos foram inscritos em dívida pública, nos últimos três anos, e serão cobrados das operadoras na Justiça.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz que todos têm direito de usar o SUS, mesmo quem tem planos de saúde, mas que cabe às operadoras ressarcir os cofres públicos nesses casos.

“Todas as pessoas têm direito a usar o SUS e não vamos estabelecer medidas que impeçam esse direito, mas vamos cada vez mais reforçar medidas de recuperação para o SUS de recursos e cobrar de quem tem que ser cobrado, que são as operadoras dos planos de saúde”, disse.

De acordo com Padilha, o principal procedimento alvo dos ressarcimentos são partos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *