Economia

Rubem Novaes deverá ser o novo presidente do BNDES

Está no site Congresso em Foco

Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com PhD em Economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, Rubem de Freitas Novaes deverá ser o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Rubem Novaes foi diretor do BNDES e presidente do Sebrae. Seu nome foi uma escolha do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, de quem é amigo e com o qual comunga da ideia de que a grande missão econômica do novo governo é privatizar tudo o que for possível. A palavra de ordem é promover uma desestatização ampla, geral e irrestrita. O banco teve papel-chave no processo de desestatização implementado durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Apesar das desconfianças no mundo político e empresarial sobre o tempo de duração do relacionamento entre Paulo Guedes e o presidente eleito Jair Bolsonaro, pessoas envolvidas na transição de governo alertam que vai errar quem apostar na separação dos dois. Segundo tais fontes, a relação entre os dois é excelente e Guedes tem total  carta branca para conduzir a área econômica como bem entender.

Embora seja um nome conhecido do mercado – foi um dos fundadores do Banco Pactual – e tenha formação acadêmica sólida (também é PhD pela Universidade de Chicago), Paulo Guedes é um calouro na administração pública, o que tem gerado especulações sobre sua capacidade de dialogar com os atores políticos. Nesta semana ele desautorizou o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a falar de economia depois que o deputado gaúcho levantou a hipótese de mudança na política cambial e defendeu o adiamento da reforma da Previdência para 2019.

Foto reproduzida do Congresso em Foco

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com